QuestLab Plataforma Inteligente de Questões
Questão pública

Questão de Língua Portuguesa

Instituto AOCP - EBSERH - Enfermeiro - 2017 • AOCP • 2017

Texto associado

Texto-base

SOMOS
OS MAIORES
INIMIGOS DE
NOSSA
POSSIBILIDADE DE PENSAR

Contardo
Calligaris

Um ano atrás,
decidi seguir os conselhos de
meu filho e abri uma conta no Facebook. A
conta
é no nome da cachorra pointer que foi
minha
grande companheira nos anos 1970 e
funciona
assim: ninguém sabe que é minha conta, não
tenho amigos, não posto nada e não
converso com
ninguém. Uso o Face apenas para selecionar
um
“feed” de notícias, que são minha primeira
leitura
rápida de cada dia.
Meu plano era acordar e
verificar imediatamente
os editoriais e as chamadas dos jornais,
sites, blogs
que escolhi e, claro, percorrer a opinião
de meus
colunistas preferidos, nos EUA e na
Europa. Alguns
links eu abriria, mas sem usurpar
excessivamente
o tempo dedicado à leitura do jornal, que
acontece
depois, enquanto tomo meu café.
Tudo ótimo, no melhor dos
mundos. Até o dia
em que me dei conta do seguinte: sem que
esta
fosse minha intenção, eu tinha selecionado
só
a mídia que pensa como eu – ou quase. Meu
dia
começava excessivamente feliz, com a
sensação
de que eu vivia (até que enfim) na paz de
um
consenso universal.
Mesmo na minha
juventude, eu nunca
tinha conhecido um tamanho sentimento de
unanimidade. Naquela época, eu lia
“L’Unità” e, a
cada dia, identificava-me com o editorial.
Não havia
propriamente colunistas: a linguagem usada
no
jornal inteiro já continha e propunha uma
visão do
mundo. Ora, junto com “L’Unità” eu sempre
lia mais
um jornal – o “Corriere della Sera”, se eu
estivesse
em Milão, o “Journal de Genève”, em
Genebra, e o
“Le Monde”, em Paris. Nesses segundos
jornais,
eu verificava os fatos (não dava para
acreditar nem
mesmo no lado da gente) e assim esbarrava
nos
colunistas – em geral laicos e
independentes, sem
posições partidárias ou religiosas
definidas.
Em sua
grande maioria, eles não escreviam
para convencer o leitor: preferiam
levantar
dúvidas, inclusive neles mesmos. E era
isso que
eu apreciava.
Hoje,
os colunistas desse tipo ainda existem,
embora sejam poucos. Eles estão mais na
imprensa tradicional; na internet, duvidar
não é
uma boa ideia, porque é preciso criar e
alimentar os consensos do
“feed” do Face.
O
“feed” do Face, elogiado por muitos por
ser
uma espécie de jornal sob medida,
transformase, para cada um, numa voz
única, um jornal que
apresenta apenas uma visão, piorado por
uma falsa
sensação de pluralidade (produzida pelo
número
de links).
A gente
se queixa que a mídia estaria difundindo
uma versão única e parcial de fatos e
ideias, mas
a realidade é pior: não são os
conglomerados,
somos nós que, ao confeccionar um jornal
de
nossas notícias preferidas, criamos nosso
próprio
isolamento e vivemos nele. Como sempre
acontece,
somos nossos piores censores, os maiores
inimigos de nossa possibilidade de pensar.

De um lado, o
leitor do “feed” não se informa
para saber o que aconteceu e decidir o que
pensar,
ele se informa para fazer grupo, para
fazer parte
de um consenso. Do outro, o comentarista
escreve,
sobretudo para ser integrado nesses
consensos e
para se tornar seu porta-voz. O resultado
é uma
escrita extrema, em que os escritores
competem
por leitores tanto mais polarizados que
eles
conseguiram excluir de seu “jornal” as
notícias e as
ideias com as quais eles poderiam não
concordar:
leitores à procura de quem pensa como
eles.
Claro, que não
é um caso de ignorância completa,
mas a internet potencializa a vontade de
se perder
na opinião do grupo e de não pensar por
conta
própria. Essa vontade é a mesma que
tínhamos no
meu tempo de juventude – se não cresceu. O
que
temos, na verdade, é uma paixão pelo
consenso.
Entre
consensos opostos, obviamente, não há
diálogo nem argumentos, só ódio.
Em suma, provavelmente, o
resultado último
da informação à la carte (que a internet e
o “feed”
facilitam) será a polarização e o
tribalismo.
Eu mesmo
me surpreendo: em geral, acho
chatérrimos os profetas do apocalipse, que
estão
com medo de que o mundo se torne líquido
ou coisa
que valha. Mas, por uma vez, a
contemporaneidade
me deixa, digamos, pensativo.

Texto adaptado de:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/conta
rdocalligaris/2016/09/1817706-somos-os-
maiores-inimigos-de-nossa-possibilidade-
de-pensar.shtml
Referente aos excertos “Uso o Face apenas
para selecionar um “feed” de notícias[...]”
e “O resultado é uma escrita extrema[...]”,
assinale a alternativa correta.
A
Tanto no primeiro quanto no segundo excerto há
verbo transitivo direto.
B
No primeiro excerto, o “para” introduz uma noção
de finalidade e, no segundo excerto, identifica-se sujeito simples.
C
No primeiro excerto, há verbo transitivo indireto
e, no segundo excerto, há predicativo do sujeito.
D
Tanto no primeiro quanto no segundo excerto há
indeterminação de sujeito.
E
No primeiro excerto, o “para” introduz uma
noção de modo e, no segundo excerto, há verbo
de ligação.
Quer responder esta questão e acompanhar seu desempenho?

Entre na QuestLab para responder, acessar a AURA, estatísticas, cadernos, anotações e outros recursos da plataforma.