Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto
apresentado, julgue os próximos itens.
Banco público de questões
Questões para Concursos
Pesquise questões reais por disciplina, assunto, tópico, banca, órgão, cargo, ano e modalidade.
Questões por banca
29 bancas disponíveis.
Clique para visualizar todas.
Questões por banca
29 bancas disponíveis. Clique para visualizar todas.
Acesse diretamente as bancas disponíveis na QuestLab. As quantidades abaixo consideram as questões ativas do banco.
CEBRASPE
51.363 questões
FGV
25.316 questões
FCC
24.632 questões
AOCP
23.456 questões
IBFC
11.190 questões
VUNESP
10.983 questões
Instituto Quadrix
9.793 questões
FUNDATEC
9.088 questões
IBADE
7.820 questões
CESGRANRIO
6.013 questões
OBJETIVA
4.740 questões
CONSULPLAN
4.174 questões
FEPESE
3.585 questões
IADES
3.439 questões
IESES
2.627 questões
SELECON
2.377 questões
IDECAN
1.907 questões
MS CONCURSOS
1.485 questões
Instituto Legalle
1.281 questões
FAFIPA
1.161 questões
FUMARC
842 questões
ACAFE
551 questões
INSTITUTO AOCP
430 questões
NUCEPE
378 questões
FUNIVERSA
348 questões
FAURGS
203 questões
FIOCRUZ
48 questões
MACKENZIE
48 questões
CETRO
17 questões
15 questões encontradas
No trecho “rendendo-se” (l.8), o pronome “se” indica que o
Texto associado
SOLIDÃO INTERATIVA
Ronaldo Coelho Teixeira
A primeira vez que vi esse termo foi por
meio de um jeca superjóia: Juraildes da Cruz.
Tocantino de Aurora, radicado em Goiânia, Goiás
e um dos maiores compositores contemporâneos
brasileiros. Não seria pra menos! Afinal, foi ele
quem criou o hit que Genésio Tocantins espalhou
pelo Brasil por meio do Domingão do Faustão, na
TV Globo, em 1999. “Nóis é jeca, mas é joia”, aquele
da farinhada, feita da mandioca, da macaxeira ou
do aipim, a depender da região brasileira. Sacada
de mestre, de quem está sempre antenado ao
mundo e aos seus. Juraíldes da Cruz em sua letra,
visionária – como tudo o que os gênios, as antenas
da raça fazem – já arrepiava: “Tiro o bicho de pé
com canivete, mas já tô na internet”. E isso quando
a www ainda engatinhava.
Mas com esse achado que agora evoco aqui,
o artista quer mesmo é alertar para o mau uso
das tecnologias, sobre coisas que o homem cria,
mas que geralmente acaba escravo delas. Solidão
interativa foi cunhado pelo sociólogo francês
Dominique Wolton. Em sua tese, o autor alerta
quanto ao cuidado para com o uso da internet,
principalmente das redes sociais, chamando
a atenção para um detalhe vital no avanço das
tecnologias de comunicação: não importam formas
e meios de expressão, a comunicação humana não
foi, não é e nunca será algo tão simples, sempre vai
conter grandeza e dificuldade.
Wolton justifica-se dizendo que a internet é
incrível para a comunicação entre pessoas e
grupos que tenham os mesmos interesses, mas
está longe de ser uma ferramenta de comunicação
de coesão entre pessoas e grupos diferentes. E
que por isso, a internet não é uma mídia, mas um
sistema de comunicação comunitário. Ele prova
isso afirmando que podemos passar horas, dias na
internet e sermos incapazes de ter uma verdadeira
relação humana com quer que seja.
A solidão interativa grassa nas redes sociais,
especialmente no facebook. São fotos e fotos
postadas – a maioria – forjando uma felicidade
quando, na verdade, é tudo fake. As mais usuais
são aquelas em que o autor se autofotografa – as
famosas selfies – e sai espalhando-as de um dia
para o outro, quando não, de uma hora para outra.
Tem as gastronômicas. Aquelas em que o autor
antes de comer um prato ou uma iguaria especial,
fotografa e já a lança na rede como a dizer que está
podendo. Mas aquela comidinha do dia a dia, a
da vida real, ele jamais vai postar. Ovo frito? Nem
pensar! E aquelas dos momentos felizes? Sim, tem
gente que acha que os seus instantes de lazer e
diversão têm que, obrigatoriamente, ser vistos
por todos. E lá vai um post ao lado do namorado
ou namorada, dos amigos, geralmente com ares
de forçação de barra. Porque a gaiola do tempo,
forjada por nós mesmos, só pode ser aberta pela
chave da felicidade plena.
E tem aquela que é emblemática: a mensagem
em que o internauta revela o status do seu
sentimento. Mas o ápice da solidão interativa está
naquela figura que posta alguma coisa e ela mesma
vai lá e a curte. De dar dó, não?
Temos milhares de ‘amigos’ nessa cornucópia
virtual. Nessa Caixa de Pandora do Século XXI,
eis-nos diante de uma incoerente quimera: o
autoengano. [...]
O autoengano é peça-chave para a nossa
sobrevivência. Mentimos – a partir dos dois meses de
idade – não só para os outros, mas, principalmente,
para nós mesmos. Mesmo protegidos na redoma da
interatividade, continuamos sós, ali, onde apenas
a solidão nos alcança. Enquanto teclamos a torto
e a direito, sugerindo que estamos sempre ON, a
vida verdadeira continua OFF. E nunca nos damos
conta de que, no fim, toda a solidão que nos rodeia,
essa sim, é real. Porque bytes, bits e pixels não
transmitem calor. E o verbo sem o hálito quente é
apenas palavra morta.
Adaptado de:< http://lounge.obviousmag.org/espantalho_lirico/
2016/08/solidao-interativa.html >.
Ronaldo Coelho Teixeira
A primeira vez que vi esse termo foi por
meio de um jeca superjóia: Juraildes da Cruz.
Tocantino de Aurora, radicado em Goiânia, Goiás
e um dos maiores compositores contemporâneos
brasileiros. Não seria pra menos! Afinal, foi ele
quem criou o hit que Genésio Tocantins espalhou
pelo Brasil por meio do Domingão do Faustão, na
TV Globo, em 1999. “Nóis é jeca, mas é joia”, aquele
da farinhada, feita da mandioca, da macaxeira ou
do aipim, a depender da região brasileira. Sacada
de mestre, de quem está sempre antenado ao
mundo e aos seus. Juraíldes da Cruz em sua letra,
visionária – como tudo o que os gênios, as antenas
da raça fazem – já arrepiava: “Tiro o bicho de pé
com canivete, mas já tô na internet”. E isso quando
a www ainda engatinhava.
Mas com esse achado que agora evoco aqui,
o artista quer mesmo é alertar para o mau uso
das tecnologias, sobre coisas que o homem cria,
mas que geralmente acaba escravo delas. Solidão
interativa foi cunhado pelo sociólogo francês
Dominique Wolton. Em sua tese, o autor alerta
quanto ao cuidado para com o uso da internet,
principalmente das redes sociais, chamando
a atenção para um detalhe vital no avanço das
tecnologias de comunicação: não importam formas
e meios de expressão, a comunicação humana não
foi, não é e nunca será algo tão simples, sempre vai
conter grandeza e dificuldade.
Wolton justifica-se dizendo que a internet é
incrível para a comunicação entre pessoas e
grupos que tenham os mesmos interesses, mas
está longe de ser uma ferramenta de comunicação
de coesão entre pessoas e grupos diferentes. E
que por isso, a internet não é uma mídia, mas um
sistema de comunicação comunitário. Ele prova
isso afirmando que podemos passar horas, dias na
internet e sermos incapazes de ter uma verdadeira
relação humana com quer que seja.
A solidão interativa grassa nas redes sociais,
especialmente no facebook. São fotos e fotos
postadas – a maioria – forjando uma felicidade
quando, na verdade, é tudo fake. As mais usuais
são aquelas em que o autor se autofotografa – as
famosas selfies – e sai espalhando-as de um dia
para o outro, quando não, de uma hora para outra.
Tem as gastronômicas. Aquelas em que o autor
antes de comer um prato ou uma iguaria especial,
fotografa e já a lança na rede como a dizer que está
podendo. Mas aquela comidinha do dia a dia, a
da vida real, ele jamais vai postar. Ovo frito? Nem
pensar! E aquelas dos momentos felizes? Sim, tem
gente que acha que os seus instantes de lazer e
diversão têm que, obrigatoriamente, ser vistos
por todos. E lá vai um post ao lado do namorado
ou namorada, dos amigos, geralmente com ares
de forçação de barra. Porque a gaiola do tempo,
forjada por nós mesmos, só pode ser aberta pela
chave da felicidade plena.
E tem aquela que é emblemática: a mensagem
em que o internauta revela o status do seu
sentimento. Mas o ápice da solidão interativa está
naquela figura que posta alguma coisa e ela mesma
vai lá e a curte. De dar dó, não?
Temos milhares de ‘amigos’ nessa cornucópia
virtual. Nessa Caixa de Pandora do Século XXI,
eis-nos diante de uma incoerente quimera: o
autoengano. [...]
O autoengano é peça-chave para a nossa
sobrevivência. Mentimos – a partir dos dois meses de
idade – não só para os outros, mas, principalmente,
para nós mesmos. Mesmo protegidos na redoma da
interatividade, continuamos sós, ali, onde apenas
a solidão nos alcança. Enquanto teclamos a torto
e a direito, sugerindo que estamos sempre ON, a
vida verdadeira continua OFF. E nunca nos damos
conta de que, no fim, toda a solidão que nos rodeia,
essa sim, é real. Porque bytes, bits e pixels não
transmitem calor. E o verbo sem o hálito quente é
apenas palavra morta.
Adaptado de:< http://lounge.obviousmag.org/espantalho_lirico/
2016/08/solidao-interativa.html >.
Assinale a alternativa correta, em relação à
palavra destacada a seguir: “Wolton justifica- se
dizendo que a internet é incrível para a
comunicação entre pessoas e grupos que
tenham os mesmos interesses [...]”.
Texto associado
Atlântida
O primeiro a falar do continente perdido
da Atlântida foi o filósofo ateniense Platão
(417-347 a.C.) nos textos Timeu e Crítias. Ele
teria ouvido a história de alguém que a ouvira
do poeta Sólon (615-535 a.C.) que, por sua vez,
a ouvira dos sacerdotes da cidade egípcia de
Sais. Segundo o relato, nove mil anos antes
da época de Sólon (mais ou menos 10.000
a.C.), a Atlântida dominava toda a costa do
Mediterrâneo. A ilha-continente ficava além
dos Pilares de Hércules (que hoje conhecemos
como o Estreito de Gibraltar), era governada
por um colegiado de dez reis e tinha sido
fundada por descendentes do titã Atlas
(daí o nome). Os atlantes, muito abusados,
resolveram escravizar todos os povos do
mundo. Os deuses ficaram furiosos e fizeram
a civilização desaparecer do mapa numa série
de terremotos e inundações.
Embora a história oficial não reconheça
a existência de uma civilização avançada em
10.000 (Jericó, a comunidade humana mais
antiga do mundo, surgiu em 9.000 a.C. e nada
mais era que uma vila de agricultores cercada
por muros e barro), ideias associadas à Atlântida
aparecem na literatura paracientífica, seitas
exóticas, escolas esotéricas, organizações
secretas e teorias conspiratórias. [...]
A arqueologia, no entanto, nunca
encontrou artefato ou ruína que comprove a
existência da Atlântida. Teorias que associam
as pirâmides maias às egípcias, como prova de
uma herança cultural comum, caem por terra
quando se confrontam datas de construção
dos monumentos. As egípcias foram feitas
em 2.700 a.C. O templo de Tenochtitlan foi
terminado por volta de 1.487 d.C. É possível,
entretanto, que uma vasta conspiração da
ciência oficial esteja nos escondendo a
verdade. Vai saber.
Fonte: ARAN, Edson. Conspirações. São Paulo: Geração Editorial,
2004. p. 41-2. (adaptado).
Considerando o terceiro parágrafo
do texto “Atlântida” e os aspectos
linguísticos da Língua Portuguesa,
julgue, como VERDADEIRO ou FALSO,
os itens a seguir.
O primeiro a falar do continente perdido
da Atlântida foi o filósofo ateniense Platão
(417-347 a.C.) nos textos Timeu e Crítias. Ele
teria ouvido a história de alguém que a ouvira
do poeta Sólon (615-535 a.C.) que, por sua vez,
a ouvira dos sacerdotes da cidade egípcia de
Sais. Segundo o relato, nove mil anos antes
da época de Sólon (mais ou menos 10.000
a.C.), a Atlântida dominava toda a costa do
Mediterrâneo. A ilha-continente ficava além
dos Pilares de Hércules (que hoje conhecemos
como o Estreito de Gibraltar), era governada
por um colegiado de dez reis e tinha sido
fundada por descendentes do titã Atlas
(daí o nome). Os atlantes, muito abusados,
resolveram escravizar todos os povos do
mundo. Os deuses ficaram furiosos e fizeram
a civilização desaparecer do mapa numa série
de terremotos e inundações.
Embora a história oficial não reconheça
a existência de uma civilização avançada em
10.000 (Jericó, a comunidade humana mais
antiga do mundo, surgiu em 9.000 a.C. e nada
mais era que uma vila de agricultores cercada
por muros e barro), ideias associadas à Atlântida
aparecem na literatura paracientífica, seitas
exóticas, escolas esotéricas, organizações
secretas e teorias conspiratórias. [...]
A arqueologia, no entanto, nunca
encontrou artefato ou ruína que comprove a
existência da Atlântida. Teorias que associam
as pirâmides maias às egípcias, como prova de
uma herança cultural comum, caem por terra
quando se confrontam datas de construção
dos monumentos. As egípcias foram feitas
em 2.700 a.C. O templo de Tenochtitlan foi
terminado por volta de 1.487 d.C. É possível,
entretanto, que uma vasta conspiração da
ciência oficial esteja nos escondendo a
verdade. Vai saber.
Fonte: ARAN, Edson. Conspirações. São Paulo: Geração Editorial,
2004. p. 41-2. (adaptado).
Considerando o terceiro parágrafo
do texto “Atlântida” e os aspectos
linguísticos da Língua Portuguesa,
julgue, como VERDADEIRO ou FALSO,
os itens a seguir.
No trecho “[...] caem por terra quando
se confrontam datas de construção dos
monumentos.”, o termo “se” indica a
indeterminação do sujeito.
Texto associado
Oh! Minas Gerais
O irresistível sotaque dos mineiros me encanta.
Sei que deveria ir mais a Minas Gerais do que vou, umas duas, três vezes ao ano. Pra rever meus parentes, meus amigos, pra não perder o sotaque.
Sotaque que, acho eu, fui perdendo ao longo dos anos, desde aquele 1973, quando abandonei Belo Horizonte pra ir morar a mais de dez mil quilômetros de lá.
Senti isso quando, outro dia, pousei no aeroporto de Uberlândia e fui direto na lanchonete comer um pão de queijo que, fora de brincadeira, é mesmo o mais gostoso do mundo.
- Cê qué qui eu isquento um tiquinho procê?
Foi assim que a mocinha me recebeu, quase de braços abertos, como se fosse uma amiga íntima de longo tempo.
Sei não, mas eu acho que o sotaque mineiro aumentou – e muito – desde que parti. Quando peguei o primeiro avião com destino à felicidade, todos chamavam o centro de Belo Horizonte de cidade. O trólebus subia a Rua da Bahia, as pessoas tomavam Guarapan, andavam de Opala, ouviam Fagner cantando Manera Fru Fru , Manera, chamavam acidente de trombada e a polícia de Radio Patrulha.
Como pode, meu filho mais velho, que nasceu tão longe de Beagá, e, que hoje mora lá, me ligar e perguntar:
- E ai pai, tudo jóia, tudo massa?
A repórter Helena de Grammont, quando ainda trabalhava no Show da Vida, voltou encantada de lá e veio logo me perguntar se o sotaque mineiro era mesmo assim ou se estavam brincando com ela. Helena estava no carro da Globo, procurando um endereço perto de Belo Horizonte, quando perguntou para um guarda de trânsito se ele poderia ajudá-la. A resposta veio de imediato.
- Cê ségui essa istrada toda vida e quando acabá o piche, cê quebra pra lá e continua siguino toda vida!
Já virou folclore esse negócio de mineiro engolir parte das palavras. Debaixo da cama é badacama , conforme for é confórfô , quilo de carne é kidicarne , muito magro é magrilin , atrás da porta é trádaporta , ponto de ônibus é pôndions , litro de leite é lidileiti , massa de tomate é mastumati e tira isso daí é tirisdaí .
Isso é verdade. Um garoto que mora em São Paulo foi a Minas Gerais e voltou com essa: Lá deve ser muito mais fácil aprender o português porque as palavras são muito mais curtas.
Mineiro quando para num sinal de trânsito, se está vermelho, ele pensa: Péra . Se pisca o amarelo: Prestenção . Quando vem o verde: Podií .
Mas não é só esse sotaque delicioso que o mineiro carrega dentro dele. Carrega também um jeitinho de ser.
A Gabi, amiga nossa mineira, que mora em São Paulo há anos, toda vez que vem, aqui em casa, chega com um balaio de casos de Minas Gerais.
Da última vez que foi a Minas, ela viu na mesa de café da tia Teresa uma capinha de crochê, cobrindo a embalagem do adoçante. Achou aquilo uma graça e comentou com a tia prendada. Pra quê? Tem dias que Teresa não dorme, preocupada querendo saber qual é a marca do adoçante que a Gabi usa, pra ela fazer uma capinha igual, já que ela gostou tanto. Chega a ligar interurbano pra São Paulo:
- Num isquéci de mi falá a marca do seu adoçante não, preu fazê a capinha de crocrê procê...
Coisa de mineiro.
Bastou ela contar essa história que a Catia, outra amiga mineira – e praticante – que estava aqui em casa também, contar a história de um doce de banana divino que comeu na casa da mãe, dona Ita, a última vez que foi lá. Depois de todos elogiarem aquele doce que merecia ser comido de joelhos, ela revelou o segredo:
- Cês criditam que eu vi um cacho de banana madurin, bonzin ainda, no lixo do vizinho, e pensei: Genti, num podêmo dispidiçá não!
Mais de quarenta anos depois de ter deixado minha terra querida, o jeito mineiro de ser me encanta e cada vez mais.
Quer saber o que é ser mineiro? No final dos anos 80, quando o meu primeiro casamento se acabou, minha mãe, que era uma mineira cem por cento, queria saber se eu já “tinha outra”, como se diz lá em Minas Gerais. Um dia, cedo ainda, ela me telefonou e, ao invés de perguntar assim, na lata, se eu já tinha um novo amor, usou seu modo bem mineiro de ser:
- Eu tava pensâno em comprá um jogo de cama procê, mas tô aqui sem sabê. Sua cama nova é di casal ou di soltero?
ADAPTADO. VILLAS, Alberto. Oh! Minas Gerais. In: Carta Capital. Publicado em 10 fev. 2017. Disponível em https://www.cartacapital.com. br/cultura/oh-minas-gerais.
O irresistível sotaque dos mineiros me encanta.
Sei que deveria ir mais a Minas Gerais do que vou, umas duas, três vezes ao ano. Pra rever meus parentes, meus amigos, pra não perder o sotaque.
Sotaque que, acho eu, fui perdendo ao longo dos anos, desde aquele 1973, quando abandonei Belo Horizonte pra ir morar a mais de dez mil quilômetros de lá.
Senti isso quando, outro dia, pousei no aeroporto de Uberlândia e fui direto na lanchonete comer um pão de queijo que, fora de brincadeira, é mesmo o mais gostoso do mundo.
- Cê qué qui eu isquento um tiquinho procê?
Foi assim que a mocinha me recebeu, quase de braços abertos, como se fosse uma amiga íntima de longo tempo.
Sei não, mas eu acho que o sotaque mineiro aumentou – e muito – desde que parti. Quando peguei o primeiro avião com destino à felicidade, todos chamavam o centro de Belo Horizonte de cidade. O trólebus subia a Rua da Bahia, as pessoas tomavam Guarapan, andavam de Opala, ouviam Fagner cantando Manera Fru Fru , Manera, chamavam acidente de trombada e a polícia de Radio Patrulha.
Como pode, meu filho mais velho, que nasceu tão longe de Beagá, e, que hoje mora lá, me ligar e perguntar:
- E ai pai, tudo jóia, tudo massa?
A repórter Helena de Grammont, quando ainda trabalhava no Show da Vida, voltou encantada de lá e veio logo me perguntar se o sotaque mineiro era mesmo assim ou se estavam brincando com ela. Helena estava no carro da Globo, procurando um endereço perto de Belo Horizonte, quando perguntou para um guarda de trânsito se ele poderia ajudá-la. A resposta veio de imediato.
- Cê ségui essa istrada toda vida e quando acabá o piche, cê quebra pra lá e continua siguino toda vida!
Já virou folclore esse negócio de mineiro engolir parte das palavras. Debaixo da cama é badacama , conforme for é confórfô , quilo de carne é kidicarne , muito magro é magrilin , atrás da porta é trádaporta , ponto de ônibus é pôndions , litro de leite é lidileiti , massa de tomate é mastumati e tira isso daí é tirisdaí .
Isso é verdade. Um garoto que mora em São Paulo foi a Minas Gerais e voltou com essa: Lá deve ser muito mais fácil aprender o português porque as palavras são muito mais curtas.
Mineiro quando para num sinal de trânsito, se está vermelho, ele pensa: Péra . Se pisca o amarelo: Prestenção . Quando vem o verde: Podií .
Mas não é só esse sotaque delicioso que o mineiro carrega dentro dele. Carrega também um jeitinho de ser.
A Gabi, amiga nossa mineira, que mora em São Paulo há anos, toda vez que vem, aqui em casa, chega com um balaio de casos de Minas Gerais.
Da última vez que foi a Minas, ela viu na mesa de café da tia Teresa uma capinha de crochê, cobrindo a embalagem do adoçante. Achou aquilo uma graça e comentou com a tia prendada. Pra quê? Tem dias que Teresa não dorme, preocupada querendo saber qual é a marca do adoçante que a Gabi usa, pra ela fazer uma capinha igual, já que ela gostou tanto. Chega a ligar interurbano pra São Paulo:
- Num isquéci de mi falá a marca do seu adoçante não, preu fazê a capinha de crocrê procê...
Coisa de mineiro.
Bastou ela contar essa história que a Catia, outra amiga mineira – e praticante – que estava aqui em casa também, contar a história de um doce de banana divino que comeu na casa da mãe, dona Ita, a última vez que foi lá. Depois de todos elogiarem aquele doce que merecia ser comido de joelhos, ela revelou o segredo:
- Cês criditam que eu vi um cacho de banana madurin, bonzin ainda, no lixo do vizinho, e pensei: Genti, num podêmo dispidiçá não!
Mais de quarenta anos depois de ter deixado minha terra querida, o jeito mineiro de ser me encanta e cada vez mais.
Quer saber o que é ser mineiro? No final dos anos 80, quando o meu primeiro casamento se acabou, minha mãe, que era uma mineira cem por cento, queria saber se eu já “tinha outra”, como se diz lá em Minas Gerais. Um dia, cedo ainda, ela me telefonou e, ao invés de perguntar assim, na lata, se eu já tinha um novo amor, usou seu modo bem mineiro de ser:
- Eu tava pensâno em comprá um jogo de cama procê, mas tô aqui sem sabê. Sua cama nova é di casal ou di soltero?
ADAPTADO. VILLAS, Alberto. Oh! Minas Gerais. In: Carta Capital. Publicado em 10 fev. 2017. Disponível em https://www.cartacapital.com. br/cultura/oh-minas-gerais.
Em “Mineiro quando para num sinal de trânsito, se está vermelho, ele pensa: Péra .”, o termo destacado desempenha a função de
Texto associado
Zygmunt Bauman: Estamos isolados em rede?
“As relações humanas não são mais espaços de
certeza, tranquilidade e conforto espiritual. Em vez
disso, transformaram-se numa fonte prolífica de
ansiedade. Em lugar de oferecerem o ambicionado
repouso, prometem uma ansiedade perpétua e uma
vida em estado de alerta. Os sinais de aflição nunca
vão parar de piscar, os toques de alarme nunca vão
parar de soar.” - Zygmunt Bauman
Em tempos líquidos, a crise de confiança traz
consequências para os vínculos que são construídos.
Estamos em rede, mas isolados dentro de uma
estrutura que nos protege e, ao mesmo tempo, nos
expõe. É isso mesmo?
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em seu
livro Medo líquido , diz que estamos fragilizando
nossas relações e, diante disso, nos contatamos
inúmeras vezes, seja qual for a ferramenta digital que
usamos, acreditando que a quantidade vai superar a
qualidade que gostaríamos de ter.
Bauman diz que, nesses tempos líquidos
modernos, os homens precisam e desejam que seus
vínculos sejam mais sólidos e reais. Por que isso
acontece? Seriam as novas redes de relacionamento
que são formadas em espaços digitais que trazem a
noção de aproximação? Talvez sim, afinal a conexão
com a rede, muitas vezes, se dá em momentos de
isolamento real. O sociólogo, então, aponta que,
quanto mais ampla a nossa rede, mais comprimida
ela está no painel do celular. “Preferimos investir
nossas esperanças em ‘redes’ em vez de parcerias,
esperando que em uma rede sempre haja celulares
disponíveis para enviar e receber mensagens de
lealdade”, aponta ele.
E já que as novas sociabilidades, aumentadas
pelas pequenas telas dos dispositivos móveis, nos
impedem de formar fisicamente as redes de parcerias,
Bauman diz que apelamos, então, para a quantidade
de novas mensagens, novas participações, para as
manifestações efusivas nessas redes sociais digitais.
Tornamo-nos, portanto, seres que se sentem seguros
somente se conectados a essas redes. Fora delas
os relacionamentos são frágeis, superficiais, “um
cemitério de esperanças destruídas e expectativas
frustradas”.
A liquidez do mundo moderno esvai-se pela vida,
parece que participa de tudo, mas os habitantes
dessa atual modernidade, na verdade, fogem dos
problemas em vez de enfrentá-los. Quando as
manifestações vão para as ruas, elas chamam a
atenção porque se estranha a formação de redes
de parceria reais. “Para vínculos humanos, a crise
de confiança é má notícia. De clareiras isoladas e
bem protegidas, lugares onde se esperava retirar
(enfim!) a armadura pesada e a máscara rígida que
precisam ser usadas na imensidão do mundo lá fora,
duro e competitivo, as ‘redes’ de vínculos humanos
se transformam em territórios de fronteira em que é
preciso travar, dia após dia, intermináveis conflitos
de reconhecimento.”
( http://www.fronteiras.com/artigos/zygmunt-bauman-estamos-isolados
-em-rede)
“As relações humanas não são mais espaços de
certeza, tranquilidade e conforto espiritual. Em vez
disso, transformaram-se numa fonte prolífica de
ansiedade. Em lugar de oferecerem o ambicionado
repouso, prometem uma ansiedade perpétua e uma
vida em estado de alerta. Os sinais de aflição nunca
vão parar de piscar, os toques de alarme nunca vão
parar de soar.” - Zygmunt Bauman
Em tempos líquidos, a crise de confiança traz
consequências para os vínculos que são construídos.
Estamos em rede, mas isolados dentro de uma
estrutura que nos protege e, ao mesmo tempo, nos
expõe. É isso mesmo?
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em seu
livro Medo líquido , diz que estamos fragilizando
nossas relações e, diante disso, nos contatamos
inúmeras vezes, seja qual for a ferramenta digital que
usamos, acreditando que a quantidade vai superar a
qualidade que gostaríamos de ter.
Bauman diz que, nesses tempos líquidos
modernos, os homens precisam e desejam que seus
vínculos sejam mais sólidos e reais. Por que isso
acontece? Seriam as novas redes de relacionamento
que são formadas em espaços digitais que trazem a
noção de aproximação? Talvez sim, afinal a conexão
com a rede, muitas vezes, se dá em momentos de
isolamento real. O sociólogo, então, aponta que,
quanto mais ampla a nossa rede, mais comprimida
ela está no painel do celular. “Preferimos investir
nossas esperanças em ‘redes’ em vez de parcerias,
esperando que em uma rede sempre haja celulares
disponíveis para enviar e receber mensagens de
lealdade”, aponta ele.
E já que as novas sociabilidades, aumentadas
pelas pequenas telas dos dispositivos móveis, nos
impedem de formar fisicamente as redes de parcerias,
Bauman diz que apelamos, então, para a quantidade
de novas mensagens, novas participações, para as
manifestações efusivas nessas redes sociais digitais.
Tornamo-nos, portanto, seres que se sentem seguros
somente se conectados a essas redes. Fora delas
os relacionamentos são frágeis, superficiais, “um
cemitério de esperanças destruídas e expectativas
frustradas”.
A liquidez do mundo moderno esvai-se pela vida,
parece que participa de tudo, mas os habitantes
dessa atual modernidade, na verdade, fogem dos
problemas em vez de enfrentá-los. Quando as
manifestações vão para as ruas, elas chamam a
atenção porque se estranha a formação de redes
de parceria reais. “Para vínculos humanos, a crise
de confiança é má notícia. De clareiras isoladas e
bem protegidas, lugares onde se esperava retirar
(enfim!) a armadura pesada e a máscara rígida que
precisam ser usadas na imensidão do mundo lá fora,
duro e competitivo, as ‘redes’ de vínculos humanos
se transformam em territórios de fronteira em que é
preciso travar, dia após dia, intermináveis conflitos
de reconhecimento.”
( http://www.fronteiras.com/artigos/zygmunt-bauman-estamos-isolados
-em-rede)