QuestLab Plataforma Inteligente de Questões
Banco público de questões

Questões para Concursos

Pesquise questões reais por disciplina, assunto, tópico, banca, órgão, cargo, ano e modalidade.

Questões por banca

29 bancas disponíveis. Clique para visualizar todas.

Encontre as questões que procura
Limpar filtros
303 questões encontradas

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma condição crônica, para a qual é indicada uma variedade de terapias farmacológicas e não farmacológicas,tanto para melhorar o estado funcional quanto para prolongar a expectativa de vida. Neste contexto,foram estabelecidas diversas estratégias para o diagnóstico, seguimento e prevenção da IC. De acordo com as orientações da Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda, recomenda-se, EXCETO:

A Ecocardiografia periódica em intervalos predefinidos.
B Dosagem de peptídeos natriuréticos quando há dúvida no diagnóstico da IC.
C Ressonância magnética cardíaca como método alternativo quando ecocardiograma se mostrar inadequado.
D Investigação não invasiva de cardiopatia isquêmica no paciente com alto risco de doença arterial coronariana.
E Cineangiocoronariografia em pacientes com angina ou com exames não invasivos sugestivos de etiologia isquêmica.

A suspeita clínica de insuficiência cardíaca aguda tem como base a identificação da presença de congestão pulmonar ou sistêmica por meio da história clínica e do exame físico. Os achados clínicos, ao serem analisados de forma agrupada pelos critérios diagnósticos de Framingham , apresentam maior acurácia diagnóstica, podendo chegar a 75%. São critérios de Framingham para avaliação diagnóstica de insuficiência cardíaca aguda, EXCETO:

A Galope de terceira bulha.
B Edema de tornozelo bilateral.
C Cardiomegalia no raio-X de tórax.
D Frequência cardíaca > 120 batimentos por minuto.
E Frequência respiratória > 24 incursões respiratórias por minuto.
Texto associado
O índice Fractional Flow Reserve (FFR) é considerado o padrão-ouro para a detecção de isquemia miocárdica, relacionada a uma estenose específica. Ao usar o FFR em pacientes com doença arterial, o cardiologista intervencionista é capaz de distinguir com precisão entre estenoses coronarianas que induzem isquemia miocárdica e aquelas que não induzem. O FFR, por definição, representa um índice de fluxo sanguíneo máximo. Portanto, é absolutamente essencial induzir vasodilatação máxima dos dois compartimentos da circulação coronária (artérias epicárdicas ou de condutância e microvasculatura ou resistência arterial).

O valor de referência que corresponde a FFR positivo para isquemia é menor

A que 0,70.
B que 0,80.
C ou igual a 0,89.
D ou igual a 0,85.
E ou igual a 0,95.
Texto associado
O índice Fractional Flow Reserve (FFR) é considerado o padrão-ouro para a detecção de isquemia miocárdica, relacionada a uma estenose específica. Ao usar o FFR em pacientes com doença arterial, o cardiologista intervencionista é capaz de distinguir com precisão entre estenoses coronarianas que induzem isquemia miocárdica e aquelas que não induzem. O FFR, por definição, representa um índice de fluxo sanguíneo máximo. Portanto, é absolutamente essencial induzir vasodilatação máxima dos dois compartimentos da circulação coronária (artérias epicárdicas ou de condutância e microvasculatura ou resistência arterial).

Corresponde à opção farmacológica adequada para indução da hiperemia máxima na avaliação do FFR:

A Papaverina : pelo menos 10 mg em bolus na coronária direita.
B Adenosina : pelo menos 200 mcg em bolus na coronária direita.
C Papaverina : pelo menos 30 mg em bolus na coronária esquerda.
D Adenosina : pelo menos 300 mcg em bolus na coronária esquerda.
E Adenosina : 50 mcg/kg/min em bomba de infusão contínua, endovenoso, em cateter venoso central.
Texto associado
O índice Fractional Flow Reserve (FFR) é considerado o padrão-ouro para a detecção de isquemia miocárdica, relacionada a uma estenose específica. Ao usar o FFR em pacientes com doença arterial, o cardiologista intervencionista é capaz de distinguir com precisão entre estenoses coronarianas que induzem isquemia miocárdica e aquelas que não induzem. O FFR, por definição, representa um índice de fluxo sanguíneo máximo. Portanto, é absolutamente essencial induzir vasodilatação máxima dos dois compartimentos da circulação coronária (artérias epicárdicas ou de condutância e microvasculatura ou resistência arterial).

São considerados fatores que influenciam no adequado valor do FFR, EXCETO:

A Frequência cardíaca.
B Infarto agudo do miocárdio.
C Presença de circulação colateral.
D Massa de miocárdio viável em risco.
E Estenoses coronarianas sequenciais.
Texto associado
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente. A calcificação coronariana representa um desafio para a Intervenção Coronária Percutânea (ICP), pois pode estar associada à falha na entrega dos stents e à implantação abaixo do ideal. Existem, entretanto, algumas ferramentas terapêuticas modificadoras de cálcio que auxiliam na melhor otimização terapêutica. Exames de imagem, como Tomografia de Coerência Óptica (OCT), auxiliam na melhor caracterização do cálcio.

“Os achados na OCT que indicam calcificação coronariana severa e corroboram com a necessidade do uso de novas tecnologias modificadoras de cálcio no preparo da lesão são arco de cálcio maior que ____________; extensão do cálcio maior que ___________; e, espessura do cálcio maior que _____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

A 180° / 3 mm / 3 mm
B 180° / 5 mm / 3 mm
C 180° / 5 mm / 5 mm
D 270° / 3 mm / 3 mm
E 270° / 5 mm / 5 mm
Texto associado
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente. A calcificação coronariana representa um desafio para a Intervenção Coronária Percutânea (ICP), pois pode estar associada à falha na entrega dos stents e à implantação abaixo do ideal. Existem, entretanto, algumas ferramentas terapêuticas modificadoras de cálcio que auxiliam na melhor otimização terapêutica. Exames de imagem, como Tomografia de Coerência Óptica (OCT), auxiliam na melhor caracterização do cálcio.

São consideradas ferramentas terapêuticas modificadoras de cálcio coronariano, EXCETO:

A Scoring balloons.
B Cutting balloons.
C Aterectomia orbital.
D Balões farmacológicos.
E Aterectomia rotacional.
Texto associado
A falta que ela me faz Como bom patrão, resolvi, num momento de insensatez, dar um mês de férias à empregada. No princípio achei até bom ficar completamente sozinho dentro de casa o dia inteiro. Podia andar para lá e para cá sem encontrar ninguém varrendo o chão ou espanando os móveis, sair do banheiro apenas de chinelos, trocar de roupa com a porta aberta, falar sozinho sem passar por maluco. Na cozinha, enquanto houvesse xícara limpa e não faltassem os ingredientes necessários, preparava eu mesmo o meu café. Aprendi a apanhar o pão que o padeiro deixava na área – tendo o cuidado de me vestir antes, não fosse a porta se fechar comigo do lado de fora, como na história do homem nu. Esticar a roupa da cama não era tarefa assim tão complicada: além do mais, não precisava também ficar uma perfeição, já que à noite voltaria a desarrumá-la. Fazia as refeições na rua, às vezes filava o jantar de algum amigo e, assim, ia me aguentando, enquanto a empregada não voltasse. Aos poucos, porém, passei a desejar ardentemente essa volta. O apartamento, ao fim de alguns dias, ganhava um aspecto lúgubre de navio abandonado. A geladeira começou a fazer gelo por todos os lados – só não tinha água gelada, pois não me lembrara de encher as garrafas. E agora, ao tentar fazê-lo, verificava que não havia mais água dentro da talha. Não podia abrir a torneira do filtro, já que não estaria em casa na hora de fechá-la, e com isso acabaria inundando a cozinha. A um canto do quarto um monte de roupas crescia assustadoramente. A roupa suja lava-se em casa – bem, mas como? Não sabia sequer o nome da lavanderia onde, pela mão da empregada, tinham ido parar meus ternos, provavelmente para sempre. E como batiam na porta! O movimento dela lá na cozinha, eu descobria agora, era muito maior do que o meu cá na frente: vendedores de muamba, passadores de rifa, cobradores de prestação, outras empregadas perguntando por ela. Um dia surgiu um indivíduo trazendo uma fotografia dela que, segundo me informou, merecera um “tratamento artístico”: fora colorida à mão e colocada num desses medalhões de latão que se veem no cemitério. – Falta pagar a última prestação – disse o homem. Paguei o que faltava, que remédio? Sem ao menos ficar sabendo o quanto o pobre já havia pago. E por pouco não entronizei o retrato na cabeceira de minha cama, como lembrança daquela sem a qual eu simplesmente não sabia viver. Verdadeiro agravo para a minha solidão era a fina camada de poeira que cobria tudo: não podia mais nem retirar um livro da estante sem dar logo dois espirros. Os jornais continuavam chegando e já havia jornal velho para todo lado, sem que eu soubesse como pôr a funcionar o mecanismo que os fazia desaparecer. Descobri também, para meu espanto, que o apartamento não tinha lata de lixo, a toda hora eu tinha de ir lá fora, na área, para jogar na caixa coletora um pedacinho de papel ou esvaziar um cinzeiro. Havia outros problemas difíceis de enfrentar. Um dos piores era o do pão: todas as manhãs, enquanto eu dormia, o padeiro deixava à porta um pão quilométrico, do qual eu comia apenas uma pontinha – e na cozinha já se juntava uma quantidade de pão que daria para alimentar um exército, não sabia como fazer parar. Nem só de pão vive o homem. Eu poderia enfrentar tudo, mas estar ensaboado debaixo do chuveiro e ouvir lá na sala o telefonema esperado, sem que houvesse ninguém para atender, era demais para a minha aflição. Até que um dia, como uma projeção do estado de sinistro abandono em que me via atirado, comecei a sentir no ar um vago mau cheiro. Intrigado, olhei as solas dos sapatos, para ver se havia pisado em alguma coisa lá na rua. Depois saí farejando o ar aqui e ali como um perdigueiro, e acabei sendo conduzido à cozinha, onde ultimamente já não ousava entrar. No que abri a porta, o mau cheiro me atingiu como uma bofetada. Vinha do fogão, certamente. Aproximei-me, protegendo o nariz com uma das mãos, enquanto me curvava e com a outra abria o forno. – Oh não! – recuei horrorizado. Na panela, a carne assada, que a empregada gentilmente deixara preparada para mim antes de partir, se decompunha num asqueroso caldo putrefato, onde pequenas formas brancas se agitavam. Mudei-me no mesmo dia para um hotel. (SABINO, Fernando. As Melhores Crônicas de Fernando Sabino. Rio de Janeiro, Record, 1986.)

O fragmento de texto que NÃO apresenta nenhum tipo de intensificação é:

A “Esticar a roupa da cama não era tarefa assim tão complicada: [...]” (2º§)
B “E agora, ao tentar fazê-lo, verificava que não havia mais água dentro da talha.” (3º§)
C “O apartamento, ao fim de alguns dias, ganhava um aspecto lúgubre de navio abandonado.” (3º§)
D “O movimento dela lá na cozinha, eu descobria agora, era muito maior do que o meu cá na frente: [...]” (4º§)
E “Um dos piores era o do pão: todas as manhãs, enquanto eu dormia, o padeiro deixava à porta um pão quilométrico, [...]” (8º§)
Texto associado
A falta que ela me faz Como bom patrão, resolvi, num momento de insensatez, dar um mês de férias à empregada. No princípio achei até bom ficar completamente sozinho dentro de casa o dia inteiro. Podia andar para lá e para cá sem encontrar ninguém varrendo o chão ou espanando os móveis, sair do banheiro apenas de chinelos, trocar de roupa com a porta aberta, falar sozinho sem passar por maluco. Na cozinha, enquanto houvesse xícara limpa e não faltassem os ingredientes necessários, preparava eu mesmo o meu café. Aprendi a apanhar o pão que o padeiro deixava na área – tendo o cuidado de me vestir antes, não fosse a porta se fechar comigo do lado de fora, como na história do homem nu. Esticar a roupa da cama não era tarefa assim tão complicada: além do mais, não precisava também ficar uma perfeição, já que à noite voltaria a desarrumá-la. Fazia as refeições na rua, às vezes filava o jantar de algum amigo e, assim, ia me aguentando, enquanto a empregada não voltasse. Aos poucos, porém, passei a desejar ardentemente essa volta. O apartamento, ao fim de alguns dias, ganhava um aspecto lúgubre de navio abandonado. A geladeira começou a fazer gelo por todos os lados – só não tinha água gelada, pois não me lembrara de encher as garrafas. E agora, ao tentar fazê-lo, verificava que não havia mais água dentro da talha. Não podia abrir a torneira do filtro, já que não estaria em casa na hora de fechá-la, e com isso acabaria inundando a cozinha. A um canto do quarto um monte de roupas crescia assustadoramente. A roupa suja lava-se em casa – bem, mas como? Não sabia sequer o nome da lavanderia onde, pela mão da empregada, tinham ido parar meus ternos, provavelmente para sempre. E como batiam na porta! O movimento dela lá na cozinha, eu descobria agora, era muito maior do que o meu cá na frente: vendedores de muamba, passadores de rifa, cobradores de prestação, outras empregadas perguntando por ela. Um dia surgiu um indivíduo trazendo uma fotografia dela que, segundo me informou, merecera um “tratamento artístico”: fora colorida à mão e colocada num desses medalhões de latão que se veem no cemitério. – Falta pagar a última prestação – disse o homem. Paguei o que faltava, que remédio? Sem ao menos ficar sabendo o quanto o pobre já havia pago. E por pouco não entronizei o retrato na cabeceira de minha cama, como lembrança daquela sem a qual eu simplesmente não sabia viver. Verdadeiro agravo para a minha solidão era a fina camada de poeira que cobria tudo: não podia mais nem retirar um livro da estante sem dar logo dois espirros. Os jornais continuavam chegando e já havia jornal velho para todo lado, sem que eu soubesse como pôr a funcionar o mecanismo que os fazia desaparecer. Descobri também, para meu espanto, que o apartamento não tinha lata de lixo, a toda hora eu tinha de ir lá fora, na área, para jogar na caixa coletora um pedacinho de papel ou esvaziar um cinzeiro. Havia outros problemas difíceis de enfrentar. Um dos piores era o do pão: todas as manhãs, enquanto eu dormia, o padeiro deixava à porta um pão quilométrico, do qual eu comia apenas uma pontinha – e na cozinha já se juntava uma quantidade de pão que daria para alimentar um exército, não sabia como fazer parar. Nem só de pão vive o homem. Eu poderia enfrentar tudo, mas estar ensaboado debaixo do chuveiro e ouvir lá na sala o telefonema esperado, sem que houvesse ninguém para atender, era demais para a minha aflição. Até que um dia, como uma projeção do estado de sinistro abandono em que me via atirado, comecei a sentir no ar um vago mau cheiro. Intrigado, olhei as solas dos sapatos, para ver se havia pisado em alguma coisa lá na rua. Depois saí farejando o ar aqui e ali como um perdigueiro, e acabei sendo conduzido à cozinha, onde ultimamente já não ousava entrar. No que abri a porta, o mau cheiro me atingiu como uma bofetada. Vinha do fogão, certamente. Aproximei-me, protegendo o nariz com uma das mãos, enquanto me curvava e com a outra abria o forno. – Oh não! – recuei horrorizado. Na panela, a carne assada, que a empregada gentilmente deixara preparada para mim antes de partir, se decompunha num asqueroso caldo putrefato, onde pequenas formas brancas se agitavam. Mudei-me no mesmo dia para um hotel. (SABINO, Fernando. As Melhores Crônicas de Fernando Sabino. Rio de Janeiro, Record, 1986.)

Em um texto, algumas palavras podem ser empregadas para transmitir um ponto de vista, intencionalmente ou não. Analise os trechos textuais e assinale aquele que externa uma opinião do autor.

A “Mudei-me no mesmo dia para um hotel.” (14º§)
B “Havia outros problemas difíceis de se enfrentar.” (8º§)
C “Os jornais continuavam chegando e já havia jornal velho para todo lado, [...]” (7º§)
D “Aproximei-me, protegendo o nariz com uma das mãos, enquanto me curvava e com a outra abria o forno.” (11º§)
E “Na cozinha, enquanto houvesse xícara limpa e não faltassem os ingredientes necessários, preparava eu mesmo o meu café.” (2º§)
Texto associado
A falta que ela me faz Como bom patrão, resolvi, num momento de insensatez, dar um mês de férias à empregada. No princípio achei até bom ficar completamente sozinho dentro de casa o dia inteiro. Podia andar para lá e para cá sem encontrar ninguém varrendo o chão ou espanando os móveis, sair do banheiro apenas de chinelos, trocar de roupa com a porta aberta, falar sozinho sem passar por maluco. Na cozinha, enquanto houvesse xícara limpa e não faltassem os ingredientes necessários, preparava eu mesmo o meu café. Aprendi a apanhar o pão que o padeiro deixava na área – tendo o cuidado de me vestir antes, não fosse a porta se fechar comigo do lado de fora, como na história do homem nu. Esticar a roupa da cama não era tarefa assim tão complicada: além do mais, não precisava também ficar uma perfeição, já que à noite voltaria a desarrumá-la. Fazia as refeições na rua, às vezes filava o jantar de algum amigo e, assim, ia me aguentando, enquanto a empregada não voltasse. Aos poucos, porém, passei a desejar ardentemente essa volta. O apartamento, ao fim de alguns dias, ganhava um aspecto lúgubre de navio abandonado. A geladeira começou a fazer gelo por todos os lados – só não tinha água gelada, pois não me lembrara de encher as garrafas. E agora, ao tentar fazê-lo, verificava que não havia mais água dentro da talha. Não podia abrir a torneira do filtro, já que não estaria em casa na hora de fechá-la, e com isso acabaria inundando a cozinha. A um canto do quarto um monte de roupas crescia assustadoramente. A roupa suja lava-se em casa – bem, mas como? Não sabia sequer o nome da lavanderia onde, pela mão da empregada, tinham ido parar meus ternos, provavelmente para sempre. E como batiam na porta! O movimento dela lá na cozinha, eu descobria agora, era muito maior do que o meu cá na frente: vendedores de muamba, passadores de rifa, cobradores de prestação, outras empregadas perguntando por ela. Um dia surgiu um indivíduo trazendo uma fotografia dela que, segundo me informou, merecera um “tratamento artístico”: fora colorida à mão e colocada num desses medalhões de latão que se veem no cemitério. – Falta pagar a última prestação – disse o homem. Paguei o que faltava, que remédio? Sem ao menos ficar sabendo o quanto o pobre já havia pago. E por pouco não entronizei o retrato na cabeceira de minha cama, como lembrança daquela sem a qual eu simplesmente não sabia viver. Verdadeiro agravo para a minha solidão era a fina camada de poeira que cobria tudo: não podia mais nem retirar um livro da estante sem dar logo dois espirros. Os jornais continuavam chegando e já havia jornal velho para todo lado, sem que eu soubesse como pôr a funcionar o mecanismo que os fazia desaparecer. Descobri também, para meu espanto, que o apartamento não tinha lata de lixo, a toda hora eu tinha de ir lá fora, na área, para jogar na caixa coletora um pedacinho de papel ou esvaziar um cinzeiro. Havia outros problemas difíceis de enfrentar. Um dos piores era o do pão: todas as manhãs, enquanto eu dormia, o padeiro deixava à porta um pão quilométrico, do qual eu comia apenas uma pontinha – e na cozinha já se juntava uma quantidade de pão que daria para alimentar um exército, não sabia como fazer parar. Nem só de pão vive o homem. Eu poderia enfrentar tudo, mas estar ensaboado debaixo do chuveiro e ouvir lá na sala o telefonema esperado, sem que houvesse ninguém para atender, era demais para a minha aflição. Até que um dia, como uma projeção do estado de sinistro abandono em que me via atirado, comecei a sentir no ar um vago mau cheiro. Intrigado, olhei as solas dos sapatos, para ver se havia pisado em alguma coisa lá na rua. Depois saí farejando o ar aqui e ali como um perdigueiro, e acabei sendo conduzido à cozinha, onde ultimamente já não ousava entrar. No que abri a porta, o mau cheiro me atingiu como uma bofetada. Vinha do fogão, certamente. Aproximei-me, protegendo o nariz com uma das mãos, enquanto me curvava e com a outra abria o forno. – Oh não! – recuei horrorizado. Na panela, a carne assada, que a empregada gentilmente deixara preparada para mim antes de partir, se decompunha num asqueroso caldo putrefato, onde pequenas formas brancas se agitavam. Mudei-me no mesmo dia para um hotel. (SABINO, Fernando. As Melhores Crônicas de Fernando Sabino. Rio de Janeiro, Record, 1986.)

A partir da argumentação construída pelo autor, caracteriza-se como tese defendida no texto:

A A ausência da empregada e os problemas difíceis de enfrentar durante suas férias.
B A satisfação de morar e falar sozinho, assim como de poder cuidar do espaço onde se vive.
C A solidão causada pelo fato de estar sozinho e, ainda, o acúmulo de afazeres e obrigações domésticas.
D A saída da empregada de férias, acarretando mais liberdade e autonomia ao patrão dentro de sua própria morada.
E O valor atribuído, neste momento, às tarefas realizadas pela empregada, após a sua resignação e desinteresse pelo trabalho.